Page 41 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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outros: mancais, motor de giro, sanidade, microestrutura adequa- Para finalizar, Ricardo Chuahy,
freio, eixo. O principal metal da, processo estável etc.), além da RISC – Práticas em Negócios,
utilizado para a fundição destes de qualidade, preço e prazo. levou o público a outra reflexão:
componentes é o ferro fundido A abordagem Expectativas em relação Existe cliente 4.0? Em suas pa-
ferrítico/alto silício. aos fornecedores de ferro e aço fundidos lavras, sim. E este cliente, de-
A situação do mercado de duas foi dada por Eduardo Silotto, da nominado neoconsumidor, quer
rodas foi explorada por Marcos Acionac, especializada na fabri- resultados acima de tudo, costu-
Marchini, enquanto a posição da cação de acoplamentos, contra- ma resolver quase todas as suas
Volvo com relação à visão do seu -recuos e freios pneumáticos in- pendências pelo celular, não acei-
cliente foi trazida por Henrique dustriais. Segundo apresentado, ta ser tratado como qualquer ou-
Carreão, responsável pelas com- os problemas “atuais de muito tro, quer ser ouvido, acha que a
pras e gestão de fornecedores da
empresa. A sua apresentação foi
feita com base na tríade QDC, ou
seja, Qualidade – Delivery – Custo.
Para exemplificar uma parceria de
sucesso, Carreão descreveu o caso
de uma alteração da composição
de um ferro fundido com elevado
teor de silício, que foi aumentado
de 1.5~2.8% para 3,2~3,8%. Essa
medida, fruto de uma parceria
com o seu fornecedor, resultou
em uma peça com alongamento
mínimo sete vezes maior (14%) e
redução de 21,6% dos custos de
usinagem. Palestrantes do terceiro bloco. Da esquerda para a direita, Reinaldo Oliveira, Ricardo Pugliesi, Henrique
Carreão, Carmilo Carletti, Marcus Vale, Vicente Abate, Eduardo Silotto, Marcos Marchini, Ricardo Chuahy.
O tema Fundição como Negócio de
Engenharia foi explorado por Ca- tempo” encontrados pela empre- criatividade é uma exigência, co-
milo Carletti, especialista meta- sa são: dificuldade de obtenção bra uma presença omnichannel da
lúrgico da Caterpillar. Entre os de produtos com o mínimo de empresa e, após a compra, busca
highlights de sua apresentação, o qualidade exigido e com preço atendimento superior e imediato.
que mais chamou a atenção foi: competitivo; variação de preços Outra questão colocada foi a de
“Fundição não é um negócio no mercado e conhecimento (apa- que a experiência impacta na lucra-
build to print, é um processo ex- rentemente) empírico. Portanto, tividade, uma vez que os clientes
tremamente complexo e de en- entre as expectativas em relação compartilham experiências entre
genharia”. Isso porque requer o aos seus fornecedores destacam-se: si, sejam elas boas ou ruins.
atendimento a sua série de requi- profissionalização; modernização Então, como atender ao cliente
sitos (controle dimensional, boa de processos e de visão. 4.0? Chuahy dá algumas dicas:
FMP, SETEMBRO 2018 41