Page 47 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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em sua composição, com concen- mente no cálculo do custo para a  tal final pela inicial, multiplicado
          trações mais elevadas.            correção da liga.                  por 100 (figura 5).
          É  possível  afirmar  que  houve  a  Foram registradas as  massas re-  A partir dessas constatações, foram
          queima de carbono, tanto no pro-  ferentes ao total carregado de     determinadas as reduções percen-
          cesso  de  fusão  da  liga  quanto  no   metal sólido colocado no forno,   tuais  da  operação,  verificando-se
          processo de usinagem.             versus o total de metal líquido va-  que o uso de briquetes não impli-

          Em função das quantidades de fer-  zado, o que permitiu encontrar a   cou  em perda de  material,  visto
          rossilício e carburante adicionadas,  redução de massa em função da   que variações desta ordem, entre 2
          esse  valor  foi utilizado posterior- diferença da quantidade de me-  a 5%, são rotineiras.
                                                                               Os ensaios de tração apresentaram

                                                                                      resultados  que  atendem  à
                                                                                      norma  DIN  1691  (figura
                                                                                      6). De igual modo, os resul-
                                                                                      tados dos ensaios de dureza
                                                                                      comprovaram  que  as ligas
                                                                                      atendem ao especificado na
                                                                                      referida norma (figura 7).
                                                                                      Segundo  a  norma  DIN

                                                                                      1691, no ensaio de tração, a
                                                                                      solicitação de carga mínima
                                                                                      é  de  150  MPa  para  o  fer-
                                                                                      ro fundido cinzento classe
           Fig. 5 – Redução de massa do metal fundido.                                GG-15. Esse valor mínimo
                                                                                      foi atendido em todos os ex-
                                                                                      perimentos realizados.

                                                                                      Os ensaios de dureza apre-
                                                                                      sentaram  variação  máxima
                                                                                      de  seis  pontos  percentuais
                                                                                      entre  eles.  Dois  dos  cinco
                                                                                      resultados  encontrados fo-
                                                                                      ram superiores ao estipu-
                                                                                      lado  na  norma  DIN  1691,
                                                                                      de  187  HB.  Por  se  tratar
                                                                                      de  valores  que  não  reque-
                                                                                      rem ações, entende-se que
                                                                                      os valores de dureza obti-
           Fig. 6 – Resultado do ensaio de tração.                                    dos  são  satisfatórios  para


                                                                                          FMP, ABRIL 2020     47
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