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em sua composição, com concen- mente no cálculo do custo para a tal final pela inicial, multiplicado
trações mais elevadas. correção da liga. por 100 (figura 5).
É possível afirmar que houve a Foram registradas as massas re- A partir dessas constatações, foram
queima de carbono, tanto no pro- ferentes ao total carregado de determinadas as reduções percen-
cesso de fusão da liga quanto no metal sólido colocado no forno, tuais da operação, verificando-se
processo de usinagem. versus o total de metal líquido va- que o uso de briquetes não impli-
Em função das quantidades de fer- zado, o que permitiu encontrar a cou em perda de material, visto
rossilício e carburante adicionadas, redução de massa em função da que variações desta ordem, entre 2
esse valor foi utilizado posterior- diferença da quantidade de me- a 5%, são rotineiras.
Os ensaios de tração apresentaram
resultados que atendem à
norma DIN 1691 (figura
6). De igual modo, os resul-
tados dos ensaios de dureza
comprovaram que as ligas
atendem ao especificado na
referida norma (figura 7).
Segundo a norma DIN
1691, no ensaio de tração, a
solicitação de carga mínima
é de 150 MPa para o fer-
ro fundido cinzento classe
Fig. 5 – Redução de massa do metal fundido. GG-15. Esse valor mínimo
foi atendido em todos os ex-
perimentos realizados.
Os ensaios de dureza apre-
sentaram variação máxima
de seis pontos percentuais
entre eles. Dois dos cinco
resultados encontrados fo-
ram superiores ao estipu-
lado na norma DIN 1691,
de 187 HB. Por se tratar
de valores que não reque-
rem ações, entende-se que
os valores de dureza obti-
Fig. 6 – Resultado do ensaio de tração. dos são satisfatórios para
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