Page 55 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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CADERNO TÉCNICO 3DERNO TÉCNICO 3
CA
A
Avaliação do tempo de espera do banho valiação do tempo de espera do banho
metálico de AlSi12MgCuNi na morfologia do fologia do
metálico de AlSi12MgCuNi na mor
Si primário e per
Si primário e percentual de porosidadescentual de porosidades
A motivação destas análises foi identificar o impacto destes parâmetros na microestrutura
formada na solidificação da liga e em sua qualidade. Para tanto, foram fundidas amostras
por gravidade em molde permanente, as quais foram submetidas aos tratamentos
de refino, desgaseificação e escorificação. Na sequência, foi realizada a análise por
microscopia óptica, enquanto o teor de porosidades foi determinado por meio das
relações entre as densidades teórica e aparente.
Rafael Maes; Leonardo Pereirar; Matheus Roberto Bellé; Willian Martins Pasini;
Regis Fabiano do Amaral; Vinicius Karlinski de Barcellos
Introdução sempenham papel preponderan- Devido à extrema complexidade
te em diversos segmentos da in- envolvida nos processos de fun-
estudo de como os parâ- dústria, como a automobilística, dição, diversos fatores afetam a
metros dos processos de devido à excelente combinação estrutura solidificada, o que acaba
O fundição influenciam o determinando as propriedades dos
produto final é de extrema impor- de suas elevadas propriedades fundidos e, portanto, são responsá-
tância para se garantir a qualidade e mecânicas em altas temperaturas veis pela sua qualidade final. O re-
o funcionamento previsto para os e sua baixa densidade. fino de grão e a desgaseficação po-
fundidos. A liga AlSi12MgCuNi é muito uti- dem ser citados como parâmetros
A necessidade de diminuir o con- lizada para a produção de pistões muito importantes nos processos
sumo de combustível e a emissão para motores de combustão inter- de fundição.
de gases prejudiciais ao meio am- na. A adição de elementos (Mg, O refino de grão é fundamental
biente impulsionou a indústria au- Cu, Ni) proporciona um excelente em ligas de alumínio, pois cede
tomobilística a desenvolver novas desempenho em altas temperaturas ao material um aumento da re-
ligas para a produção de pistões. por longos períodos.
sistência mecânica e tenacidade
As tradicionais ligas de ferro A liga é uma alternativa muito in- do material. A presença de po-
fundido foram substituídas por teressante para aplicações em que rosidades, que são resultado do
ligas leves, como é o caso da liga a relação entre baixa densidade e hidrogênio dissolvido no metal
AlSi12MgCuNi. Atualmente, as propriedades mecânicas é funda- líquido, são fontes de concentra-
ligas alumínio-silício fundidas de- mental . ção de tensão. Logo, a realização
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