Page 59 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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Conclusões
Apesar da elevada compe-
titividade do negócio de
fundição, a grande maio-
ria das empresas convive
com níveis de refugo e de
retrabalho que compro-
metem o custo de produ-
ção, e que poderiam me-
lhorar a lucratividade do
negócio. Fig. 26 – Exemplo de rastro de passagem de bolha em componente de ferro fundido vermicular.
Um exemplo disso são os
defeitos decorrentes de
preenchimentos turbulen-
tos dos moldes. A tecno-
logia de projetos de siste-
mas de canais evoluiu nas
últimas décadas, de modo
que o advento do uso de
sistemas de simulação
computacionais permite
sua aplicação em peças de
produção.
Apesar deste panorama, a Fig. 27 – Microestrutura de uma peça fundida em alumínio, com inclusão de filmes de óxidos novos formados
grande maioria das fundi- por preenchimento turbulento.
ções não faz projetos es-
pecíficos dos sistemas de canais, bolhas de ar preso e inclusões de No caso específico das peças em
objetivando minimizar a turbulên- reoxidação. ferros fundidos nodulares, vermi-
cia dentro dos canais e durante o culares e ligas de alumínio, a reoxi-
preenchimento das cavidades do Este trabalho apresentou uma série dação tem uma importância maior,
molde. de exemplos destes defeitos, com
a finalidade de facilitar o seu reco- devido à morfologia em filme dos
As principais consequências da nhecimento nas ligas usualmente óxidos, que pode atuar como des-
utilização de sistemas de canais utilizadas na produção de peças continuidade de grandes dimen-
mal projetados é a formação de fundidas. Além disto, as inclusões sões com maior efeito de entalhe,
fluxos de metal líquido turbu- de reoxidação têm sua composição comprometendo a estanqueidade
lentos, que geram problemas de química e morfologia conhecidas. do componente.
FMP, NOVEMBRO 2020 59