Page 38 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 38
MATÉRIA ESPECIALTÉRIA ESPECIAL
MA
do mundo, enquanto os EUA fica- veículos com motores de com- todo o mundo, dos quais 3 milhões
ram em segundo lugar, com 13%. bustão interna, mas tomou me- podem perder o emprego como re-
Depois dos EUA, vieram o Japão, didas agressivas para dominar a sultado da eletrificação.
Alemanha, Índia, Coreia do Sul e produção de baterias, incluindo a Essas perdas de empregos terão
outros pequenos produtores. garantia de fontes dos principais um efeito cascata, que incluirá as
A China quer que todos os seus metais. Por meio de subsídios fundições. Mas vamos olhar para
carros sejam elétricos. profusos, já possui de longe o o lado da criação de empregos do
maior mercado doméstico de ve-
Em outubro de 2019, o Wall Street ículos elétricos do mundo”. avanço tecnológico. Lembra da
Journal publicou a seguinte man- Nokia? Segundo Statista, quando
chete: “Quem ansiou pelo carro O incentivo para ser líder global o iPhone foi lançado em 2007, a
elétrico? A China, e aqui está o em um setor tão crítico como a fa- Nokia tinha 112 mil funcionários.
motivo.“ O subtítulo expressava bricação de automóveis pode ser Em 2018, empregava 103 mil. Por
uma das contradições observadas mais forte do que o ar limpo. As outro lado, a Apple cresceu de 21 mil
por muitos observadores: “Veícu- montadoras norte-americanas que- profissionais para 132 mil. Ape-
los elétricos que derivam sua ener- rem fazer parte do enorme merca- sar da perda de empregos para
gia da energia suja (carvão) não são do chinês. os telefones da Nokia, esse é um
necessariamente melhores para o ganho agregado global de 77 mil
meio ambiente, mas são melhores Problemas não resolvidos para vagas em relação ao progresso
para Pequim.” De acordo com a adotar os veículos elétricos tecnológico.
NPR, “A China está construindo Perdas específicas de empregos
ou planejando mais de 300 usinas Empregos resultantes de empregos reduzi-
de carvão em locais amplamente A perda de empregos não é apenas dos na produção não são boas
difundidos, como a Turquia, Vietnã, uma desvantagem para a economia notícias, mas parecem inevitáveis.
Indonésia, Bangladesh, Egito e em geral, mas obviamente uma A esperança é que as interrup-
Filipinas”. O que melhora a pega- desvantagem para quem perde o ções resultem em novas oportu-
da de carbono da China, mas não emprego. No final de novembro nidades, conforme ilustrado nos
a do planeta. de 2019, as manchetes diziam que
a Audi estava prestes a cortar 9.500 números acima.
O cerne da China e dos veículos A nova tecnologia das plataformas
elétricos é mais sobre hegemonia empregos na indústria automobi-
econômica do que a qualidade do lística alemã, mas adicionaria 2 mil de veículos pessoais criará empre-
ar, de acordo com o Wall Street empregos à produção de veículos gos em outras áreas e oportunida-
Journal: “Mais do que isso, po- elétricos. des para os fundidores com visão
rém, Pequim quer dominar a in- Em entrevista publicada no início de futuro. A chave é que os fabri-
dústria automobilística de ama- de 2019, Adam Jonas, do Morgan cantes encontrem essas oportuni-
nhã. A abertura da China para Stanley, disse que existem cerca dades e as explorem.
o Ocidente chegou tarde demais de 11 milhões de empregados na ca- As fundições serão afetadas, mas
para ser um grande exportador de deia de suprimentos automotivo em outras indústrias serão muito mais.
38 FMP, ABRIL 2020