Page 40 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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MATÉRIA ESPECIALTÉRIA ESPECIAL
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podem ser implementadas não é Conclusão no número de funcionários não
previsível, mas mesmo uma pes- Os veículos elétricos já são uma é apenas um problema para
quisa superficial mostra que aque- realidade. as fundições, mas em toda a
les que amam a ideia dos veículos fabricação.
elétricos pensam que as melhorias A marcha da tecnologia e as am- A fabricação de veículos elétri-
serão no próximo ano, enquanto bições globais de fabricação de cos exigirá uma força de traba-
os menos entusiastas acreditam automóveis estão impulsionando lho menor do que a que temos
que será mais, talvez muito mais. a adoção da nova plataforma VE. agora nas linhas de montagem.
Existem problemas enfrentados
Como em todos os problemas De acordo com a Administração
resultantes de mudanças tecno- pela ampla adoção de veículos de Informações de Energia dos
lógicas, existem oportunidades. elétricos, o que inclui os tempos EUA (EIA), existem atualmente
As baterias de chumbo-ácido, do e locais de carregamento, alcance, cerca de 370 mil veículos elétri-
motor de combustão interna pa- custo do veículo, problemas de ba- cos, incluindo carros, caminhões
drão, apresentam desafios de re- teria (por enquanto) e mudanças na leves e caminhões de carga. Eles
ciclagem. Já as baterias de íons de força de trabalho. representam 0,1% do estoque to-
lítio usadas nos veículos elétricos No entanto, as vantagens da baixa tal de veículos (253,7 milhões de
podem ser recicladas, gerando manutenção, eliminação das emis- carros). Até 2033, haverá cerca de
outras baterias a uma taxa de até sões do escapamento e redução do 13,5 milhões de carros, caminhões
95%. Isso é bom, uma vez que o ruído podem se sobrepor à maioria leves e caminhões de carga elétri-
descarte das baterias é ambiental- das desvantagens. cos na estrada. Eles representarão
mente indesejável. Com que rapidez ocorrerá a altera- 5% dos carros/caminhões leves e
Mais tecnologias e novos negócios ção nos veículos elétricos? Muitas 0,5% dos caminhões de carga, ex-
serão desenvolvidos em torno do variáveis levam à seguinte resposta: cluindo os híbridos.
uso mais amplo de baterias de lítio. “Depende”. Pode parecer que as fundições
Há também uma possibilidade Um retorno à busca rigorosa do têm muito pouco com que se
fascinante de baterias de estado CAFE pela EPA poderia motivar preocupar no futuro próximo.
sólido em alguns anos. os fabricantes de automóveis, No entanto, fica aqui uma refle-
No momento, os motores de com- assim como mudanças repentinas xão de Benjamin Franklin: “uma
bustão interna manterão seu apelo nas capacidades tecnológicas. O grama de prevenção vale por um
pelo custo consciente. problema de uma diminuição quilo de cura”. g
O autor é vice-presidente de vendas e marketing da revista Modern Casting. Este artigo foi originalmente publicado na revista
Modern Casting, edição fevereiro de 2020, sendo fruto de uma extensa pesquisa e três anos de conversas com os membros corporativos
do AFS e entrevistas com fontes externas.
40 FMP, ABRIL 2020