Page 40 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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          podem  ser  implementadas  não  é   Conclusão                        no  número  de  funcionários  não
          previsível, mas mesmo uma pes-    Os  veículos  elétricos  já  são  uma   é  apenas um problema para
          quisa superficial mostra que aque-  realidade.                       as  fundições, mas em  toda a
          les que amam a ideia dos veículos                                    fabricação.
          elétricos pensam que as melhorias   A marcha da tecnologia  e  as am-  A  fabricação  de  veículos  elétri-
          serão  no  próximo  ano,  enquanto   bições  globais  de  fabricação  de   cos exigirá uma força de traba-
          os menos entusiastas acreditam    automóveis  estão  impulsionando   lho menor do que a que temos
          que será mais, talvez muito mais.   a adoção da nova plataforma VE.   agora nas linhas de montagem.
                                            Existem problemas enfrentados
          Como em todos os problemas                                           De acordo com a Administração
          resultantes de mudanças tecno-    pela  ampla  adoção  de  veículos   de  Informações  de  Energia  dos
          lógicas, existem oportunidades.   elétricos, o  que  inclui os tempos   EUA  (EIA),  existem  atualmente
          As baterias de chumbo-ácido, do   e locais de carregamento, alcance,   cerca  de  370  mil  veículos  elétri-
          motor de combustão interna pa-    custo do veículo, problemas de ba-  cos, incluindo carros, caminhões
          drão, apresentam desafios de re-  teria (por enquanto) e mudanças na   leves e caminhões de carga. Eles
          ciclagem. Já as baterias de íons de   força de trabalho.             representam 0,1% do estoque to-
          lítio usadas nos veículos elétricos  No entanto, as vantagens da baixa  tal de veículos (253,7 milhões de
          podem ser recicladas, gerando  manutenção, eliminação das emis-      carros). Até 2033, haverá cerca de
          outras baterias a uma taxa de até  sões do escapamento e redução do  13,5 milhões de carros, caminhões
          95%. Isso é bom, uma vez que o  ruído podem se sobrepor à maioria  leves e caminhões de carga elétri-
          descarte das baterias é ambiental-  das desvantagens.                cos na estrada. Eles representarão
          mente indesejável.                Com que rapidez ocorrerá a altera-  5% dos carros/caminhões leves e

          Mais tecnologias e novos negócios  ção nos veículos elétricos? Muitas   0,5% dos caminhões de carga, ex-
          serão  desenvolvidos  em  torno  do  variáveis levam à seguinte resposta:   cluindo os híbridos.
          uso mais amplo de baterias de lítio.  “Depende”.                     Pode parecer que as fundições
          Há também uma possibilidade       Um  retorno  à  busca  rigorosa  do   têm  muito  pouco  com  que  se
          fascinante  de  baterias  de  estado   CAFE pela EPA poderia  motivar   preocupar no futuro próximo.
          sólido em alguns anos.            os fabricantes  de automóveis,  No entanto, fica aqui uma refle-

          No momento, os motores de com-    assim  como mudanças  repentinas  xão de Benjamin Franklin: “uma
          bustão interna manterão seu apelo  nas  capacidades  tecnológicas.  O  grama de prevenção vale por um
          pelo custo consciente.            problema  de  uma  diminuição  quilo de cura”. g










          O autor é vice-presidente de vendas e marketing da revista Modern Casting. Este artigo foi originalmente publicado na revista
          Modern Casting, edição fevereiro de 2020, sendo fruto de uma extensa pesquisa e três anos de conversas com os membros corporativos
          do AFS e entrevistas com fontes externas.


          40      FMP, ABRIL 2020
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