Page 35 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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a  Nokia  estava  no  topo  do  uni-
          verso dos celulares. Nesse ano, os
          smartphones foram introduzidos. “A
          Nokia tentou responder ao iPhone
          da única maneira que sabia, ou seja,
          usando o sistema operacional
          Symbian, projetado para telefones
          de baixo QI, tentando transformá-lo
          novamente em um sistema operacio-
          nal para  smartphone. Essa tenta-
          tiva falhou completamente”, se-
          gundo  Vitaliy  Katsenelson,  do
          ContrarianEdge.com.                Fig. 1 - Os veículos elétricos híbridos são movidos por um motor de combustão interna e um motor
                                             elétrico, sendo produzidos pela Toyota e Honda. Fonte: U.S. Department of Energy’s Alternative Fuels
          Ironicamente, o conhecimento       Data Center.
          da  plataforma  existente  não  é   existente funcionasse de uma ma- Infelizmente, isso pode ser ape-
          uma  vantagem.  De  acordo  com   neira que  nunca poderia. Consis- nas o começo das más notícias

          Katsenelson, “quando você está    tente com a história da Apple e da  para a indústria de fundição. Um
          no meio da transição de um do-    Nokia,  observadores  da  indústria  especialista de Detroit, defensor
          mínio para outro, seu conheci-    automobilística dizem que  é um  dos padrões Corporate Average Fuel
          mento do domínio passado pode     erro ver um veículo elétrico como  Economy (CAFE), com mais de
          obscurecer  sua  visão.  Você  verá   um  veículo  motor  de  combustão  três décadas de experiência no
          através das lentes que está acos-  interna,  mas  com  uma  propulsão  setor, explicou  que o impulso
          tumado a usar”.
                                            diferente.                         em direção ao peso leve resultou
          Esse problema de não se esforçar   A  propulsão  do  motor  de  com-  significativamente da física auto-
          para  entender  as  possibilidades   bustão interna possui cerca de   motiva, que “é toda relacionada
          do radicalmente  novo sempre  fez   2 mil peças, muitas das quais são   à aerodinâmica e massa”. Agora
          parte da natureza humana. Alguns   fundidas. O Serviço de Pesquisa   os designers estão prontos para ir
          fabricantes  de  automóveis  estão,   do Congresso confirma que os   muito além.
          sem  dúvida,  seguindo  o caminho   propulsores dos veículos elétri- Cada  parte  do veículo  será am-
          da  Nokia.  Outros, porém,  encon-  cos terão somente 20 partes. Es- plamente  revisada  para  reformu-
          trarão uma maneira de obter mais   sas  peças  podem  ser  metálicas,  lação.  Todos  os  materiais  usados
          sucesso com a nova plataforma de   mas poucas delas, se é que algu- nos automóveis podem ser novos
          veículos elétricos.
                                            ma, será fundida. A estimativa  e aprimorados na plataforma VE.
          A  Tesla,  por  exemplo,  começou  padrão, de 273 kg de peças fun- Isso compreende todas as peças do
          mais como o iPhone da Apple, do  didas em um automóvel médio,  automóvel,  incluindo as fundidas,
          zero, e não como a Nokia, que ten-  será drasticamente reduzida com  atualmente usadas em sistemas de
          tou fazer com que sua plataforma  os propulsores elétricos.          freio, suspensões, rodas etc.


                                                                                          FMP, ABRIL 2020     35
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