Page 44 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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CADERNO TÉCNICO 2DERNO TÉCNICO 2
Análise de falha em roda automobilística Al-Si A356oda automobilística Al-Si A356
Análise de falha em r
O objetivo desse trabalho é relatar a análise de falha realizada sobre uma roda
de alumínio silício. Para tanto, foram realizados ensaios de tração, químico,
metalográfico e de fratura por estereoscopia, além de microscopia eletrônica
de varredura. Os resultados são apresentados a seguir.
Heuzimara Gomes Nogueira, Reyler Bueno Faria, Eduardo Velloso Leão
objetivo principal deste térmica, boa resistência à corrosão A figura 1 ilustra a roda fraturada
trabalho investigativo e excelente fluidez, como ligas de em condição de recebimento.
O de análise de falha foi fundição para a produção de rodas Todos os ensaios e análises labo-
detectar as principais causas quem de liga leve. ratoriais foram realizados na peça
levaram a roda automobilística, falhada e em uma das peças padrão,
pertencente à classe SAE A356, a Materiais e métodos a fim de estabelecer análises com-
falhar prematuramente durante a parativas entre os produtos.
sua utilização em campo. A peça O trabalho aqui apresentado foi A análise da fratura foi realizada vi-
foi fabricada via fundição a baixa realizado em uma roda automobi- sualmente e por meio do estereos-
pressão. lística fabricada em liga alumínio
silício, pertencente à classe SAE cópio da marca Olympus, modelo
As ligas de alumínio da série A356 A356. SZ61.
(Al-Si-Mg) são usadas extensiva- Segundo informações disponibi- Na análise química, foi utiliza-
mente em componentes de manu- lizadas, a roda estava montada em do o espectrômetro da marca
fatura para as indústrias automo- um veículo e rompeu quando o SPECTROMaXx.
tiva e aeroespacial, devido às suas carro estava em movimento. Para
propriedades físicas e mecânicas . a análise laboratorial, foram enca- O ensaio de metalografia foi reali-
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zado no microscópio óptico GX51
Elas são utilizadas em muitas apli- minhadas três rodas, sendo uma na Olympus.
cações estruturais que requerem condição fraturada e duas inteiras,
alta resistência e baixo peso, alta as quais também estavam monta- As amostras foram atacadas com
resistência e tenacidade ao impac- das no carro, mas que não sofre- nital HF 0,5%.
to, baixo coeficiente de expansão ram avarias no acidente. Na análise por microscopia
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