Page 49 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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ção de estrôncio ou sódio) aumen-
          ta a ductilidade da liga e, em menor
          medida,  a resistência  à tração. O
          efeito global da modificação química
          é o de reduzir o tempo necessário
          de solubilização, para se atingir ní-
          veis desejados de propriedade me-

          cânica da liga fundida.
                                             Fig. 6 – Fraturas: (A) Superfície da roda falhada, ampliação de 850x; (B) superfície da roda falhada,
          Ou seja, como houve baixa incor-   ampliação de 3.000x.
          poração e/ou adição do estrôncio
          (elemento modificador), o material
          deveria ser exposto  a  um maior
          tempo  no processo  de  solubiliza-
          ção, para que as propriedades me-
          cânicas fossem mantidas.

          As superfícies de fratura dos cor-
          pos de prova de tração de ambas    Fig. 7 – Aspecto de fratura frágil observado na superfície de fratura. Ampliações de 800x e 900x,

          as peças foram analisadas  em um   respectivamente.
          microscópio eletrônico  de  varre-
          dura, com o objetivo de detectar o
          tipo de fratura que o material ten-
          de a apresentar  quando  solicitado
          mecanicamente. Assim como ob-
          servado na superfície de fratura da
          roda, notaram-se regiões mescladas
          de agregado modificado e não mo-

          dificado, conforme a figura 9.     Fig. 8 – Microrrechupes presentes na microestrutura. Ampliações de 250x e 200x, respectivamente.
          Alguns microrrechupes  também

          foram  evidenciados  nos dois cor-
          pos de prova.



          Conclusões

          Os ensaios e análises realizadas nas
          rodas (padrão e falhada) levaram às   Fig. 9 – Superfície de fratura: (A) Corpo de prova da roda falhada; (B) corpo de prova da roda padrão.
          seguintes questões:                Ampliações de 700x e 600x, respectivamente.


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