Page 36 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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CADERNO TÉCNICO 2







                                   Propriedades mecânicas de


                                  peças fundidas em ligas Al-Si





                                                                                                 Ricardo Fuoco


                   As propriedades mecânicas das ligas Al-Si dependem essencialmente do teor de
           silício e das velocidades de resfriamento empregadas. O aumento da sua resistência mecânica
           e dureza podem ser alcançados com ou sem tratamento térmico, dependendo dos elementos
             adicionais e respectivos teores. Para entender esta dinâmica, este trabalho correlaciona as
                    propriedades mecânicas tipicamente obtidas em ligas Al-Si, com os diferentes
                                   processos de fundição utilizados industrialmente.





                 pesar do maior  custo  das  A  figura  1  apresenta  o  diagrama  fase  a, e porções de eutético nas
                 peças fundidas em ligas de    de equilíbrio das ligas Al-Si na re-  quais convivem as fases a e b nas
          Aalumínio, em relação àque-       gião de composições comerciais .  regiões interdendríticas .
                                                                           [1]
                                                                                                    [1]
          las fabricadas em  ferro  fundido  Este  diagrama  caracteriza-se  pela   Quanto menor for o teor de silício
          cinzento ou nodular, os fundidos   presença de um ponto eutético em
          em alumínio apresentam peso final   12,6% de silício, a 577°C.       na liga, maior será a fração volumé-
          inferior, em razão da densidade três                                 trica de dendritas. Assim, ligas com
          vezes menor deste material.       As composições  comerciais  mais  teor de silício da ordem de 6% têm
                                            freqüentes encontram-se nos cam- cerca de 60% de dendritas e 40%
          A busca por componentes de me-    pos hipoeutético e eutético (entre  de  eutético;  ligas com  9%  de  silí-
          nor peso tem elevando a utilização   5% e 13%Si), conforme a tabela 1.  cio apresentam somente 30% de
          das ligas de alumínio para a fabrica-
          ção de componentes automotivos,   As microestruturas de-
          em aplicações tais como pistões, ca-  correntes  da  solidifica-
          beçotes, blocos e tampas de motor,   ção são formadas essen-
          carteres, carcaças de caixa de câm-  cialmente por duas fases:
          bio e de bombas, suportes do mo-  ■ Fase a: Alumínio com
          tor, rodas, cilindros mestres de freio,   cerca de 1,5% de silício.
          suportes de pastilhas de freio, man-
          gas de eixo e braços de suspensão.  ■ Fase  b: Praticamente
                                            constituída de silício puro.
          As ligas Al-Si são as mais utilizadas
          na  fundição destes  componentes,   De forma geral, nestas
          pois  apresentam  elevada  fluidez  e  ligas as  microestruturas
          fundibilidade, propriedades  mecâ-  contêm grãos com mor-
          nicas relativamente elevadas e boa  fologia dendrítica, os
          resistência à corrosão.           quais são formados pela    Fig. 1 – Diagrama de equilíbrio das ligas Al-Si.


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